No começo de Março, foi anunciado pelo Governo que o pagamento do décimo terceiro salário do INSS 2021, pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, será antecipado. De acordo com declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, as datas dependem ainda de confirmação, algo que só deveria ocorrer após a aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

Até o momento, o Governo ainda não tomou uma decisão acerca do assunto. Os valores já foram provisionados, no entanto, as datas ainda permanecem um mistério. Suspeitas apontavam que os valores seriam pagos entre os meses de Abril e Maio, o que ainda não passa de achismos. A maior preocupação está ligada ao tempo de processamento da folha de pagamento e da alocação dos recursos.

Quando o décimo terceiro dos Aposentados INSS 2021 será pago?

Em 2021, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS também será antecipado. A medida estava prevista para acontecer em fevereiro, todavia, devido aos atrasos na aprovação do Orçamento Geral da União, novas datas ainda estão sendo estipuladas.

“Mas a definição depende da aprovação do Orçamento?”, sim. Isso acontece porque sem uma decisão positiva, os gastos do governo acabam sendo limitados ao máximo.

Assim que o Orçamento for aprovado, o Governo terá a liberdade para iniciar os pagamentos da antecipação. Com isso em mente, o calendário poderá se estender por dois meses seguidos, no momento, podendo ser Abril e Maio, já que Março chegou ao fim.

Ainda, o décimo terceiro será pago em duas parcelas. Ou seja, quem recebe um salário-mínimo, por exemplo, terá esse montante dividido pela metade. Vale ressaltar que, no caso dos beneficiários que recebem acima do piso, haverá o desconto do Imposto de Renda na segunda parcela.

Caso você queira saber o valor bruto e líquido que será depositado na sua conta-corrente, o beneficiário pode conferir o extrato de pagamento através da plataforma Meu INSS. Clique aqui e acesse. Também existe um aplicativo disponível na Play Store e Apple Store. O valor de crédito aparecerá como linha adicional no comprovante de pagamento do mês em questão.

Vou receber o adiantamento do 13º do INSS?

Tem direito ao décimo terceiro do INSS os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Não possuem os mesmos direitos aquelas pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV).

O que devo fazer com o meu décimo terceiro salário do INSS?

O benefício, que normalmente é pago no segundo semestre, pode causar surpresas no planejamento anual de algumas famílias, pois muitas pessoas tendem a acumular dívidas para o final do ano e usam o 13º para quitar todas. Agora que a quantia vai ser adiantada, será preciso muita calma e cuidado na hora de gastar ou investir.

O importante, durante o primeiro semestre do ano, é reduzir ou equilibrar as dívidas, dessa forma, evitando acúmulos e juros gigantescos que, com o decorrer dos meses, podem se tornar uma bola de neve no final do ano.

E se mesmo assim imprevistos acontecerem, uma possibilidade é recorrer a dinheiro extra, contratando linhas de crédito em instituições financeiras. Mas não qualquer linha de crédito, opte por serviços acessíveis e com a menor taxa de juros do mercado, escolha o Crédito Consignado.

Use o Crédito Consignado na falta do 13º salário

Aposentados e Pensionistas podem recorrer a linhas de crédito para evitar grandes dívidas durante o segundo semestre do ano, mas é necessário procurar por um serviço que ofereça as melhores vantagens e benefícios. Por isso, o empréstimo consignado é a melhor opção para quem tem margem consignável disponível.

Confira as características do Consignado para beneficiários do INSS:

  • Facilidade para contratar;
  • Agilidade na aprovação
  • Menores taxas de juros do mercado;
  • Empréstimo descontado diretamente da aposentadoria, evitando inadimplências;
  • Parcelamento em até 84 vezes;
  • Dispensa qualquer tipo de garantia;
  • Disponível para negativados.

Lembrando que pode ser comprometido até 35% da renda líquida mensal agora que a Medida Provisória 1006/21 está em atividade.

A Vupt Consignado está no mercado há mais de 3 anos disponibilizando serviços destinados a Aposentados e Pensionistas do INSS que precisam de ajuda de crédito. Entre em contato agora mesmo, tire suas dúvidas e saiba como nos contratar!