Está chegando a maior temporada de compras do ano: a Black Friday.

Cercada de variações, como a Black Week e Black Weekend, essa data foi criada para instigar o consumo durante o final de ano. Nesse dia (e nos adjacentes) você pode encontrar ofertas únicas e descontos imperdíveis que valem a pena toda a espera e economia de dinheiro. No entanto, é preciso ter muito cuidado para não cair em fraudes e enganações.

Para aproveitar descontos de verdade, é essencial ficar de olho nos preços, produtos e lojas participantes, sempre tentando fugir de opções suspeitas nessa data de compras. Com as dicas certas, um bom planejamento, disposição e decisões certas, é possível fazer o seu dinheiro valer muito mais e todas as suas compras atenderem as suas necessidades.

Quer evitar a temível “Black Fraude”? Então, confira as orientações que a Vupt Consignado preparou para você:

ACOMPANHE OS PREÇOS DA BLACK FRIDAY COM ANTECEDÊNCIA 

Você já deve ter ouvido falar que na Black Friday diversas pessoas pagam “metade do dobro”. Isso significa que, antes das promoções avassaladoras atingirem o mercado, os vendedores aumentam o preço das mercadorias e depois “restauram” eles com descontos absurdos, mas que não fazem muita diferença.

Por isso, os cuidados com essa data devem começar antes mesmo da sexta-feira chegar. A ideia é pesquisar com antecedência e acompanhar a flutuação dos valores nas lojas do seu interesse, só assim você vai saber se está mesmo sendo beneficiado pelos descontos das etiquetas.

DESCONFIE DE LOJAS POUCO CONHECIDAS

A Black Friday pode ser aproveitada de duas maneiras: comprando em lojas físicas ou em lojas virtuais. Quem visita endereços físicos não corre muitos riscos, mas os entusiastas das compras online devem ter atenção e cuidado extras. A grande dica para essa situação é dar preferência para endereços virtuais de marcas famosas ou que você já tenha feito pedidos antes.

Se houver dúvidas sobre a confiabilidade de uma empresa que chamou a sua atenção, pesquise nas redes sociais e nos motores de busca para ver se encontra alguma reclamação ou elogio. Se preferir, entre em contato pelo telefone de atendimento disponível no site e cheque as credenciais do site.

Parece chato, mas é vital para você não comprar de um comércio digital de fachada, que recebe o seu pedido e o seu dinheiro, mas que nunca envia o produto.

TOME CUIDADO COM PREÇOS MUITO BAIXOS

Apesar da data ser reconhecida pelos menores preços do ano, todos os produtos ainda possuem um custo associado, ou seja, etiquetas assustadoramente baratas e que soem improváveis podem, sim, ser algum tipo de enganação. Você não acha estranho um celular de última geração custar menos de mil reais quando o preço usual chega a ser o triplo ou mais?

Quando encontrar preços muito abaixo do mercado, invés de “correr para aproveitar” por causa do calor do momento, mantenha a calma e verifique se existe algum fator verdadeiro que torne os descontos possíveis e se a empresa é confiável. Muitas vezes, pagar pouco em comércios pouco conhecidos é garantia de fraude.

SAIBA OS SEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR NA BLACK FRIDAY

Tanto para fugir de fraudes quanto para evitar potenciais problemas com uma compra segura, é importante conhecer os seus direitos enquanto consumidor. Por exemplo, você sabia que é possível desistir de uma comprar em até 7 dias sem qualquer motivo? 

Objetos com defeito ou diferentes do anunciado podem ser reembolsados, assim como ofertas que mentiram sobre o preço. Há também muito outras regras, como a das vendas casadas, quando dois ou mais produtos só podem ser conquistados se forem vendidos juntos.

Enfim, tudo isso e muito mais está listado com detalhes no Código de Defesa do Consumidor, que pode ser acessado pela internet. Além disso, lembre-se de guardar comprovantes, notas fiscais, certificados de garantia e e-mails de confirmação, que podem ser necessários no futuro.

Gostaria de mais dicas para aproveitar o seu dinheiro da melhor maneira? Acesse o blog da Vupt Consignado.