O empréstimo consignado é uma linha de empréstimo de crédito disponível para Servidores Públicos Federais (SIAPE) ativos, inativos, aposentados ou pensionistas. Mas, apesar das facilidades para solicitar o empréstimo, poucos sabem como funciona essa modalidade.

Pensando nisso, a Vupt Consignado resolveu compilar as principais informações a respeito do Crédito Consignado para Servidores Federais neste único post, de forma clara e objetiva.

Continue lendo e confira as informações completas!

O que é empréstimo de Crédito Consignado

A principal característica do empréstimo de Crédito Consignado é o desconto automático das parcelas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do tomador de crédito, impedindo que haja inadimplência.

Diferente de outros grupos que podem solicitar o empréstimo, existem algumas regras de contrato que variam conforme o órgão empregador do solicitante. Portanto, antes de contratar o crédito, o servidor precisa conhecer bem o convênio disponível para ele.

Outro ponto importante é a margem consignável. Essa é uma porcentagem que corresponde a 40% da renda líquida mensal, onde 35% é reservado para créditos em dinheiro depositados em conta e os outros 5% para um Cartão de Crédito Consignado, que pode ou não ser solicitado.

Entendendo os detalhes do Crédito Consignado para Servidores Federais

Grande parta das regras do Crédito Consignado foram estabelecidas pela Lei n. º 10.820, de 17 de dezembro de 2003. Isso significa que, independentemente do banco escolhido pelo servido, uma parcela significativa das normas e condições serão iguais.

Apesar disso, não se pode negligenciar a contratação do crédito, é preciso estar ciente de todos os detalhes e não possuir mais nenhuma dúvida antes de assinar a papelada.

Confira os pormenores do consignado abaixo:

– Limite de idade

Segundo as regras estipuladas em lei, servidores entre 21 e 80 anos estão qualificados para solicitar um empréstimo, porém, essa média de idade varia conforme a vontade de cada instituição financeira.

Isso acontece porque a expectativa de vida tende a diminuir enquanto a pessoa fica mais velha. Então, podem surgir objeções, principalmente no que diz respeito ao limite de crédito liberado.

– Taxas de juros limitadas

As taxas de juros do consignado para Servidores Públicos Federais não podem ultrapassar 2,05% ao mês, somando um teto de 27,6% por ano.

É interessante observar que essa taxa já incluir parte do Custo Efetivo Total, que significa uma porcentagem de todas as despesas geradas com o processo de contratação.

– Prazo máximo de pagamento

Os trabalhadores em questão podem contratar empréstimos com prazos que variam entre 12 e 96 meses (cerca de 1 a 8 anos). Com tais possibilidades, é possível evitar um peso no valor dos descontos mensais que o contratante público irá sofrer no seu salário ou benefício.

– Liberação do empréstimo

O empréstimo consignado é liberado de maneira rápida e prática, sem precisar consultar a situação do CPF do contratante no SPC e no Serasa.

Portanto, sim, é possível o servidor com nome sujo ter a sua solicitação de crédito consignado aprovada.

– Emissão da autorização de consignatária

A autorização consignatária comprova que o servidor concorda e autoriza a realização do empréstimo. Além disso, ela também é usada para realizar simulações online ou para a contratação de empréstimos e cartão consignado.

A emissão do documento é feita através do Portal do Servidor do Governo Federal (SIGEPE), via SIGAC, ou no novo aplicativo oficial para acessar serviços digitais, da vida funcional e financeira, o SouGov.br – já disponível para download nas lojas de aplicativo de celular.

O processo é simples e rápido, o documento é emitido na mesma hora e tem a validade de 30 dias. E fique atento, pois, para cada operação, é preciso de uma nova autorização. Após isso, basta esperar a averbação do órgão responsável pelo salário ou benefício do tomador, que nada mais é que a aceitação do processo.

– Contratação

A contratação é feita com agilidade e eficiência. Após escolher a instituição, o servidor só precisará apresentar os documentos, que costumam ser RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda – podem ser cobrados dados extras pela agência bancária.

Além disso, com a Vupt Consignado, você consegue contratar o crédito que precisa à distância, por meios digitais, de qualquer estado ou cidade.

Sendo um Servidor Federal (SIAPE), a Vupt viabiliza a liberação do seu crédito de maneira 100% segura.

– Número de contratos permitidos

É possível contratar até nove empréstimos com uma mesma matrícula, desde que a soma das parcelas não ultrapasse a margem consignável.

Durante a avaliação, o banco irá analisar a porcentagem de margem disponível; por exemplo, se o contratante já estiver usando 25%, ele poderá usar apenas mais 10% e, assim, atingir seu limite de 35% que apontamos na primeira parte desse post.

As parcelas mensais dos empréstimos não podem, juntas, superar os 35% do salário ou benefício. Isso também limita o montante que pode ser emprestado.

Soluções inteligentes e personalizadas

Sendo cliente da Vupt, você pode usufruir serviços e soluções exclusivas, como Portabilidade de Crédito, Refinanciamento, Cartão de Crédito Consignado, entre outros.

Há mais de 3 anos no segmento de Crédito Consignado, a Vupt atua de maneira descomplicada e séria, visando satisfação completa de nossos clientes. Se você é Servidor Público Federal e procura pelos melhores negócios financeiros, converse conosco.

Para mais informações, acesse o nosso blog.