A ilusão que muitos brasileiros têm é que o dinheiro serve apenas para duas coisas: pagar dívidas e comprar bens materiais. Ambas não deixam de ser verdade, no entanto, é possível fazer muito mais que isso, como, por exemplo, transformar o dinheiro em mais dinheiro.

Soa como uma pegadinha para você, certo? Mas pode se alegrar, porque isso é uma verdade e muitos investidores, leigos e há anos no mercado, tem feito isso. Se você seguir algumas regrinhas, estudar e desenvolver uma boa disciplina, pode transformar qualquer montante que tenha conquistado em capital e fazê-lo render.

Hoje, iremos explicar os pontos essenciais para essa transmutação maravilhosa. Bora movimentar essas economias? Então, continue lendo este texto para saber mais!

Educação financeira

Antes de dar início aos investimentos, é preciso reconhecer os seus hábitos com o dinheiro e se reeducar.  Cortar custos e aumentar o capital estão diretamente ligados, afinal, quanto mais dinheiro sobrar, mais oportunidades de investimento vão haver.

Portanto, comece anotando suas despesas para identificar onde você gasta mais e se é possível fazer cortes. Fique atento às taxas bancárias e dos seus cartões, buscando sempre as menores cobranças ou linhas que possuem serviços gratuitos. Além disso, fique atento para não comprar por impulso e não fazer dívidas, opte por produtos com descontos e pagamentos à vista.

E, acima de tudo, não se esqueça do planejamento. Se organize para usar o seu dinheiro com inteligência e evitar ciladas que podem atrapalhar o seu objetivo de gerar mais capital.

Essas medidas de educação financeira, quando colocadas em prática, ajudam a poupar e abrem os caminhos para você começar a investir.

Entenda o mercado e as opções de investimento disponíveis

O passo mais largo na sua caminhada em direção aos ganhos financeiros acontece quando você reserva um momento para estudar o mercado e conhecer os detalhes das possíveis opções para investimento do seu capital.

Tomando como exemplo investidores pequenos, mas já familiarizados com essa prática, eles buscam conhecer o portfólio de investimentos de empresas reconhecidas e consolidadas, e selecionar as opções com mais vantagens. Eles também adquirem a mania de acompanhar minuciosamente as oscilações do mercado a fim de encontrar a melhor hora de investir.

A compra de ações é bastante comum. Elas representam uma fração do capital social de uma empresa, ou seja, ao adquirir uma, você se torna sócio, também chamado de acionista minoritário, e conquista dinheiro de acordo com o crescimento dos negócios.

Outra opção é investir em títulos públicos, que são ativos de renda fixa emitidos pelo governo federal através do programa Tesouro Direto. Ao comprar um título, o investidor empresta dinheiro ao governo e, como em todo empréstimo, recebe os valores posteriormente com o acréscimo de juros.

Se você não tem medo de perdas e deseja um retorno financeiro de curto prazo, pode pesquisar bastante as opções que o mercado financeiro oferece e fazer as apostas que achar mais adequadas. Existem riscos, no entanto, caso você atinja o seu objetivo, o investimento aumentará mais do que o esperado.

Para multiplicar dinheiro nunca se esqueça de poupar, economizar e investir com cuidado, sabendo aproveitar as melhores oportunidades e nunca extrapolando os limites do seu perfil enquanto investidor.

Gostaria de dar o ponta pé inicial no mundo dos negócios? Solicite um empréstimo com a Vupt Consignado e corra em busca dos seus sonhos! Entre em contato agora mesmo.