O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma conta vinculada ao contrato de trabalho que tem como objetivo garantir a segurança financeira de um trabalhador demitido sem justa causa. Os empregadores são responsáveis por depositar em contas da Caixa Econômica Federal uma quantia equivalente a 8% do salário que mais tarde pode ser sacada.

Esse “cofrinho” é um direito de todo trabalhador brasileiro com contrato formal de trabalhado sob a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Como dito, o dinheiro depositado pode ser movimentado e utilizado para qualquer finalidade, no entanto, o saque só pode ser feito de acordo com regras bastante especificas: Saque Aniversário e Saque Rescisão.

SAQUE RESCISÃO DO FGTS

A modalidade Saque Rescisão é a mais tradicional dos participantes do FGTS. De maneira objetiva, o trabalhador pode sacar todo o dinheiro que foi depositado na sua conta ao longo dos anos de trabalho assim que ele é demitido sem justa causa. A poupança é liberada de uma vez só logo após ser solicitada, além de haver multas rescisórias em cima do fundo também.

Esse recurso, que visa garantir um porto-seguro enquanto o beneficiado procura por um novo emprego, pode ser acionado por meio do aplicativo para celulares “Meu FGTS” ou, se preferir, indo diretamente a uma agência da Caixa mais próxima.

SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS

A opção Saque Aniversário permite que o trabalhador retire, uma vez por ano, a partir do primeiro dia do mês do seu aniversário, uma porcentagem (parcela) pré-determinada do montante do fundo. Ou seja, não é possível retirar toda o depósito como na outra sistemática.

Quem deseja mudar de plano para o Saque Aniversário deve solicitar a portabilidade, mas, antes disso, deve verificar se está de acordo com as regras de adesão.

A mudança de plano pode ser realizada através do APP FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Aqueles que não desejam fazer a mudança continuaram com o Saque Rescisão. E aqueles que optaram pela troca, até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano da mudança.

Ainda, quem migrar para o Saque Aniversário e quiser voltar para o Rescisão poderá solicitar a reversão a qualquer momento. Todavia, a alteração só ocorrerá no primeiro dia do 25º mês a partir da solicitação.

ANTECIPAÇÃO DO SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS

Esse serviço disponibilizado pela Caixa permite adiantar uma quantia equivalente a até 3 anos (saques) do seu fundo de garantia para a realização dos seus planos que necessitam de suporte financeiro.

Se o seu cadastro no banco estiver completamente atualizado, o crédito que você solicitou acaba sendo liberado com mais rapidez e facilidade, e sem burocracia. A antecipação pode ser acionada pela internet, de casa, com um celular ou computador, sem a necessidade de ir a uma agência.

Depois da assinatura do contrato, a Caixa bloqueia o saldo do seu FGTS como forma de garantia, já que o dinheiro que está ali vai ser usado no futuro para quitar o débito. E, no dia seguinte, pode ser liberado o valor da Antecipação em sua conta.

EMPRÉSTIMO FINANCEIRO COM O FGTS NA VUPT CONSIGNADO

Na Vupt Consignado aceitamos o Saque Aniversário para realizar o empréstimo financeiro que nossos clientes precisam para realizar seus sonhos. Isso significa que também adiantamos parcelas, mas, invés de apenas três, adiantamos até cinco para o contratante, dispondo apenas de um pequeno juros de 1,99%.

Conosco, o empréstimo é feito através dos bancos espalhados por todo Brasil, os quais temos parceria. Um deles libera o dinheiro solicitado e, na hora de fazer o pagamento, recebe do seu FGTS o valor equivalente ao que foi cedido.

Toda operação é realizada através da internet de maneira segura e ágil, sem trâmites complicados e com total apoio da nossa equipe de atendentes.

Para contratar conosco é preciso ter mais de 18 anos, ter conta corrente ou poupança, participar da modalidade Saque Aniversário, ter saldo de FGTS suficiente para a antecipação, estar adimplente com o banco e o CPF em situação regular na Receita Federal.

Acesse nossa página dedicada exclusivamente para interessados no empréstimo de dinheiro com o FGTS clicando aqui.

COMO MUDAR PARA O SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS

Configurar o seu fundo de garantia no modelo Saque Aniversário é mais simples do que você imagina. Você pode fazer isso sem sair de casa, pela internet. Se você ficou interessado, confira as orientações abaixo para dar início a sua solicitação:

  • Acesse o site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, ou app do FGTS;
  • Informe o número do NIS e a sua data de nascimento;
  • Selecione a opção de saque desejada e finalize o processo.

Todas as suas dúvidas podem ser sanadas dentro dos portal do Governo Federal ou da Caixa, já que eles apresentam um informe com as regras da transição. Após ler, você deve concordar e confirmar a solicitação.

Agora que você tem todas as informações que precisa para solicitar empréstimo com o seu FGTS, entre em contato com a Vupt e faça a sua simulação. Caso ainda tenha dúvidas, nossos atendentes estão a postos para atender o seu chamado.