Às pessoas que procuram crédito para lidar com as dívidas durante esse período de pandemia, a Vupt Consignado tem uma ótima notícia para você. Na segunda semana de Março, o Senado Federal aprovou a Medida Provisório 1.006/2020 que garante o aumento da margem para quem deseja contratar empréstimo consignado.

Agora, com a margem extra, funcionários públicos (SIAPE), aposentados e pensionistas possuem uma margem de 40% referente a somatória de 35% para crédito consignado e 5% do cartão consignado.

E além dos supracitados, o novo percentual vai beneficiar, também, trabalhadores do regime CLT, militares das Forças Armadas ativos ou inativos, policiais e bombeiros militares.

Detalhes sobre a margem consignável de 5%

De acordo com o texto-base, o aumento é valido até 31 de Dezembro de 2021. No ano seguinte, 2022, se não se tornar lei, passará a valer novamente apenas 35% (5% do cartão e 30% do crédito).

No final de 2020, os novos 5% já haviam sido liberados para aqueles que estavam com a margem negativada. E, mesmo que já tenham aproveitado o número naquela época, essas mesmas pessoas podem solicitar a recontratação do valor neste novo calendário.

Poder contratar um consignado, com taxa de juros muito menor, viabiliza aos tomadores de crédito uma melhor saída para evitar juros enormes de dívidas ativas e, também, os juros das linhas de crédito pessoal.

A última etapa é a aprovação da Medida Provisória 1.006/2020 pela atual Presidente da República. Logo após a possível aprovação do presidente Jair Bolsonaro, restará apenas a publicação no Diário Oficial da União.

O texto oficial ainda dita que bancos e demais operários de crédito consignado, de acordo com suas normas, pode conferir uma carência de até 120 dias às novas e antigas operações dos tomadores de crédito, no entanto, devem manter os juros que constam no contrato ou até mesmo, menores.

Como é feito cálculo do consignado com a nova margem consignável?

De acordo com a lei, a margem representa 35% (agora, 40%) dos ganhos líquidos mensais do tomador do empréstimo. Dessa forma, o valor cobrado nas prestações de pagamento não pode superar este valor.

Para saber o valor referente a sua situação, basta fazer o cálculo em cima da sua folha de pagamento ou do benefício do INSS.

Do atual percentual, 35% é o limite máximo para realizar as operações de empréstimo de crédito consignado. Os outros 5% são destinados apenas às despesas feitas com cartão de crédito.

Vale ressaltar que a margem não muda se houve novos ganhos, como recebimentos temporários, 13º, indenizações, ajuda de custo, salário-família, negociações de direitos, atividades extras, entre outras possibilidades.

Como consultar a situação da sua atual margem consignável

Entre em contato com sua operadora de crédito e solicite atualizações a respeito da sua situação perante a aprovação do Senado Federal.

Mais uma alternativa é entrar me contato com os consultores da Vupt Consignado. Além de sanar qualquer dúvida extra a respeito da situação, também podemos realizar uma simulação sem compromisso.

Continue acompanhando o nosso blog!